Programa de Prevenção e Combate a Incêndios em Áreas Naturais

Os incêndios em áreas de vegetação natural constituem um problema importante no Brasil, com implicações de cunho ambiental, social e econômico. No âmbito ambiental, esses incêndios contribuem para o aquecimento global e mudanças climáticas, comprometem a disponibilidade de água, causam significativa perda da biodiversidade, entre vários outros problemas.

Os incêndios em áreas protegidas são considerados uma grave ameaça à integridade do ecossistema. Na região sudeste, as áreas protegidas constituem verdadeiras ilhas de vegetação, compostas por ecossistemas de baixa resiliência ao fogo e que resguardam, além de um grande conjunto da flora e fauna regional, as

espécies raras e as ameaçadas de extinção. A incidência de incêndios nessas áreas pode ser catastrófica e comprometer definitivamente os processos ecológicos aí instalados.

O planejamento e a implantação de infraestrutura e logística eficientes, visando a prevenção e o combate aos incêndios em áreas naturais, é uma forma de controlar o fogo e/ou diminuir os danos causados.

O Instituto Terra Brasilis vem atuando há vários anos no planejamento e execução de projetos de prevenção e combate a incêndios em áreas naturais e em áreas protegidas, particulares ou públicas.