Programa Pato-Megulhão

O Programa Pato-mergulhão, executado desde 2001 pelo Instituto Terra Brasilis na região da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, tem como objetivo o estudo e a conservação dessa espécie e seu habitat. O pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) é considerado uma das aves aquáticas mais ameaçadas de extinção no mundo. A sua população global está estimada em menos de 250 indivíduos. A região ─ incluindo o Parque Nacional da Serra da Canastra e seu entorno - abriga a maior e melhor conhecida população dessa espécie.

O Programa Pato-mergulhão tem três eixos principais de atuação:

Pesquisa científica e monitoramento do pato-mergulhão - com o objetivo de preencher lacunas importantes sobre a biologia da espécie, são realizadas pesquisas que possam subsidiar medidas de proteção e de manejo para a sua conservação. Também são realizadas pesquisas sobre a distribuição e áreas de ocorrência do Pato-mergulhão, assim como estudos sobre aspectos comportamentais, biologia reprodutiva, territorialidade e dispersão dos filhotes, dentre outros.

Atividades de sensibilização, mobilização e educação ambiental - Por ser uma espécie carismática, o pato-mergulhão tem sido utilizado com grande sucesso como bandeira nas campanhas de sensibilização relacionadas à

conservação da água. As ações, desenvolvidas para diversos públicos (escolar, produtores rurais e setor turístico), apresentam temas relacionados à manutenção do ecossistema, em especial sobre os recursos hídricos, fundamental para a sobrevivência do pato-mergulhão e para a melhoria da qualidade de vida da população em geral.

Promoção de melhores práticas de uso da terra – A poluição e o assoreamento dos rios - quase sempre provenientes do manejo inadequado do solo e da utilização de práticas agropecuárias ambientalmente impactantes - são ameaças à sobrevivência do pato-mergulhão pela alteração de seu hábitat, as águas limpas e transparentes. Com o objetivo minimizar essas ameaças, são desenvolvidas ações que promovam as melhores práticas de uso da terra junto ao produtor rural.

O Programa Pato-mergulhão atua também junto às políticas públicas, seja colaborando diretamente na elaboração e implementação do Plano de Ação para Conservação da Espécie (PAN Pato-mergulhão) ou na gestão junto aos tomadores de decisão, para municia-los sobre o status de conservação e as exigências ambientais da espécie, que devem ser consideradas como relevantes quando da implantação de empreendimentos impactantes na região de ocorrência do Pato-mergulhão.