Estudo de competitividade de produtos turísticos

Português
Ministério do Turismo
Brasilia
2011
O acesso a essa publicação foi autorizado pelo Ministério do Turismo, detentor do site http://www.turismo.gov.br

Descrição

Com esta publicação, o Ministério do Turismo, SEBRAE e a Fundação Getúlio Vargas apresentam os indicadores de importantes produtos turísticos brasileiros e dá um passo adiante na análise da competitividade da oferta turística nacional. No Capítulo 1, são apresentados os caminhos da regionalização do turismo no Brasil por meio das políticas do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. O Capítulo 2 trata da fundamentação teórica utilizada para construção do estudo, trazendo o conceito de competitividade de produtos turísticos e os conceitos dos segmentos analisados. Além disso, são apresentados os aspectos metodológicos utilizados: as unidades de análise dos produtos, aspectos sobre coleta e tratamento dos dados. Por fim, o Capítulo 3 apresenta os resultados gerais e resultados de cada segmento. Características específicas contextualizam os segmentos analisados, e a distribuição por níveis dos resultados gerais é exibida em forma de mapas. A descrição dos níveis de competitividade dos quatro segmentos visa fornecer informações que possam auxiliar os gestores envolvidos no planejamento e gestão do produto a incrementar a qualidade de sua oferta. 

Compartilhar