Fauna selvagem e atropelamento - Diagnóstico do conhecimento brasileiro

Português
Pesquisa
Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas
Porto Alegre
2007
O acesso a essa publicação foi autorizado pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas-CBEE, detentor do site http://cbee.ufla.br/

Descrição

Resumo

A perda de habitat é tida como um dos principais fatores da redução de biodiversidade no mundo. Além da conversão de ambientes naturais para pastagem e agricultura, a construção de estradas e rodovias segmenta áreas e favorecem outros impactos ambientais. O atropelamento de fauna selvagem talvez seja um dos impactos mais evidentes, sendo debatido a mais de 50 anos em diversos países. Constatamos que no Brasil esse tema é recente, sendo o primeiro trabalho publicado há pouco mais de uma década. Ainda estamos na fase de descrever o problema, fato esse comprovado por apenas 11% dos trabalhos encontrados abordarem a análise ou implementação de sistemas de proteção à fauna. Existe uma grande desigualdade no número de trabalhos realizados em cada estado brasileiro e apenas 48% dos estados (incluindo o DF) já realizaram algum diagnóstico do problema. O Rio Grande do Sul distingue-se dos demais estados, possuindo 18 trabalhos em diferentes áreas geográficas. Verificou-se que a grande maioria das publicações somente são apresentadas em eventos científicos, não permitindo uma discussão maior sobre o tema e tendo uma circulação restrita. Devemos priorizar trabalhos que analisem e discutam os sistemas de proteção à fauna, os procedimentos para identificação de hotspots de atropelamentos e envolver pesquisadores da área de economia, os quais poderão quantificar as perdas econômicas da ausência de estratégias de mitigação em determinados segmentos de rodovias e estradas brasileiras. 

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