O acesso a essa publicação foi autorizado pela The Nature Conservancy -TNC, detentor do site http://www.nature.org
Descrição
“Atualmente, no Brasil, a implementação e manutenção de Unidades de Conservação passa pela execução adequada de recursos oriundos da Compensação Ambiental. Significativos avanços vem sendo observados na gestão e aplicação deste mecanismo sem ainda refletir, contudo, o amplo potencial existente para assegurar melhores resultados de Conservação.
Em 2012, com vistas a melhorar o processo de destinação e execução da Compensação Ambiental no país, The Nature Conservancy estabeleceu cooperação técnica com o Ministério do Meio Ambiente, o IBAMA e o ICMBio.
Apoiada pela Fundação Grantham, a iniciativa permitiu contribuir para o fortalecimento da governança institucional das entidades envolvidas, mapeando pontos de estrangulamento, aprimorando seu planejamento e propondo modelos de gestão.
Ao mesmo tempo, permitiu demonstrar que o mecanismo vem sendo internalizado na esfera estadual, que também enfrenta dificuldades na aplicação do recurso, mas também busca formas que permitam dar maior efetividade ao processo da compensação ambiental. Esta publicação reúne alguns dos achados desta iniciativa e apresenta a evolução na destinação e execução desses recursos”. Fonte: autores
Compartilhar
Instituto Terra Brasilis de Desenvolvimento Socioambiental
Rua Bueno Brandão 405 - Bairro Santa Tereza - CEP 31010-060