Educação ambiental, uma política pública educacional: como a escola a acolhe?

Português
2008
O acesso a essa publicação foi autorizado pela Biblioteca Digital da UFMG, detentora do site http://www.bibliotecadigital.ufmg.br

Descrição

O atual modelo econômico se fundamenta no lucro e na lógica do aumento de produção que precisa ser consumida. Isso remete a uma pressão sobre os recursos naturais, causando degradação ambiental e se refletindo na perda da qualidade de vida, tornando o meio ambiente centro das atenções mundiais. Nessa situação o desenvolvimento sustentável assume papel estratégico, articulando o desenvolvimento das atividades econômicas e sociais com a conservação ambiental. Um importante componente dessa estratégia é a Educação Ambiental EA, que no Brasil está sendo tratada a partir da criação de Leis Federais, Estaduais e Municipais e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A Lei nº 9.795 instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental e os Parâmetros sugeriram o trabalho com o tema transversal meio ambiente no Ensino Fundamental. Diante desse contexto é importante compreender como as políticas de EA estão sendo implementadas nas escolas. Para isso realizou-se uma pesquisa qualitativa, que toma como foco as escolas da rede municipal do Ensino Fundamental de Belo Horizonte, utilizando como instrumento de coleta de dados a observação direta, entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. Os resultados desse trabalho apontam que as escolas pesquisadas já conseguiram que parte de seus sujeitos tenham um olhar crítico sobre a EA; estão buscando realizar atividades interdisciplinares, coletivas e permanentes; utilizam estratégias para inserção do tema, entre elas o estabelecimento de parcerias; e caminham na busca de solucionar problemas ambientais ocais. Infere-se que a proposta da Escola Plural da rede municipal de ensino de Belo Horizonte é um facilitador da inserção do tema na escola por possuir identidades de princípios com a proposta da EA que está presente nas Leis e nas pesquisas brasileiras. Observa-se que o ema ainda não está incorporado na estrutura dos currículos escolares de modo geral, pelo fato deste campo ser recente, sendo orientado por discussões globais que se firmaram somente a partir da década de 1990. Analisa-se que as escolas buscam sensibilizar seus sujeitos para as questões ambientais, mas estes encontram dificuldades para mudar de atitudes ao se depararem com uma realidade que funciona de acordo com os mecanismos do modelo econômico vigente. Por fim infere-se as escolas estão buscando implementar a EA a partir das orientações políticas da área, mas ainda há muito por fazer, cabendo ao Estado redirecionar as ações das instituições de ensino para que as atividades sejam acompanhadas, avaliadas e recebam os devidos recursos para sua execução.

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