Arte-Educação-Ambiental: o despertar da consciência estética e a formação de um imaginário ambiental na perspectiva de uma ONG

Português
Fundação Universidade Federal do Rio Grande
2004
O acesso a essa publicação foi autorizado pelo NEMA – Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental, detentor do site http://www.nema-rs. org.br/

Descrição

Resumo

A presente pesquisa pensa a importância da imagem e da arte-educação para a educação ambiental. Nesta perspectiva apóia seus fundamentos no resgate da singularidade dos indivíduos e na importância da educação estética para a formação integral de crianças e adolescentes. Busca fazer uma leitura de desenhos de crianças, realizados em atividades de educação ambiental, no Projeto Ondas que te quero mar da ONG NEMA - Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental - Rio Grande – RS, ressaltando a importância do desenho infantil para a formação de uma consciência estética e expressão do imaginário ambiental dessas crianças, fundamental para o seu desenvolvimento integral. Inicialmente, nessa ONG usavam o desenho como um recurso avaliativo das atividades realizadas, visto como resultados. Porém, sentiu-se a necessidade de se entender melhor este universo e desde então se integraram à equipe os arte-educadores, compondo um novo universo de integração baseado na complementaridade entre artes, ciências do ambiente e educação psicofísica. O desenho infantil não é apenas resultado das atividades, é um processo de construção de conhecimento e desenvolvimento cognitivo, psicológico, social e afetivo. A ONG em estudo busca educar e sensibilizar a comunidade através da imagem, da arte e do contato direto com o ambiente natural e cultural, revelando um importante caminho rumo à formação de indivíduos mais conscientes, críticos e criativos. A partir do conhecimento de si próprios e de seus ambientes estes indivíduos poderão restituir a relação ser humano-ambiente de forma mais equilibrada e responsável.

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