Arte e Educação: o teatro como estratégia metodológica na sensibilização sobre a problemática da água e educação sanitária ambiental

Descrição

Resumo

“O principal objetivo desse trabalho foi averiguar e analisar o comportamento dos moradores do bairro do Mutirão, na cidade de Campina Grande-PB, sensibilizando-os através da arte cênica, com ênfase na água como fator primordial para a qualidade de vida e no uso indevido dos esgotos sanitários, identificando os problemas da comunidade ocasionados pelo mau uso desses. A pesquisa foi de cunho quanti-qualitativo, realizada de março a dezembro de 2007, e o foco central foi a obtenção de dados permitindo tecer possíveis representações sociais do grupo de estudo quanto à percepção desses sobre a importância da representação teatral, salientando a preservação da água e os cuidados com os recursos naturais. Os dados originados desse processo foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que a arte cênica despertou o senso crítico das pessoas envolvidas, motivando-as a identificarem os problemas locais e suas respectivas soluções e, com isso, exercerem a cidadania, o princípio da co- responsabilidade e a educação ambiental através da arte, especialmente a arte cênica, que favoreceu o processo de sensibilização e motivou-os a um novo olhar sobre o meio ambiente.” Fonte: a autora

Compartilhar