Série Biodiversidade 40 - Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial

Plantas para o futuro - Região Sul

Português
Diversos
MMA - Ministério do Meio Ambiente
2011
O acesso a essa publicação foi autorizado pelo MMA, Ministério do Meio Ambiente, detentor do site http://mma.gov.br/

Descrição

O livro "Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor Econômico Atual ou Potencial – Plantas para o Futuro – Região Sul" é o primeiro de uma série de cinco livros que serão publicados com base na Iniciativa "Plantas para o Futuro".

Essa iniciativa tem como objetivo promover o conhecimento, a conservação e o uso sustentável de espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial, de uso local ou regional. Além do livro referente à Região Sul, o Ministério do Meio Ambiente vem desenvolvendo esforços visando a publicação dos livros referentes às regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

O objetivo dessa iniciativa diz respeito à identificação e priorização de espécies nativas da flora brasileira, com vistas à definição de novas opções para a agricultura familiar na diversificação dos seus cultivos, à ampliação das oportunidades de investimento pelo setor empresarial no desenvolvimento de novos produtos e à contribuição para a segurança alimentar e redução da vulnerabilidade do sistema alimentar brasileiro.

Além de estimular e favorecer a participação das comunidades locais, esta publicação tem por objetivo evidenciar os benefícios socioeconômicos e ambientais decorrentes da biodiversidade nativa, oferecendo à sociedade novas opções de cultivo, de modo a suprir a crescente demanda por outras espécies de interesse alimentício, medicinal, cosmético, aromático, entre outros.

Da mesma forma, a iniciativa contribui para o resgate de compromissos internacionais assumidos pelo país, particularmente no que se refere à promoção do uso sustentável de componentes da biodiversidade brasileira, a exemplo da Convenção sobre Diversidade Biológica e do Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura. Fonte: MMA

Compartilhar