Ações para conservação do pato-mergulhão PDF Imprimir E-mail


Conhecer mais sobre aspectos da biologia e do comportamento do pato-mergulhão. Estes são alguns dos objetivos da nova campanha de captura e marcação da espécie realizada entre os dias 7 e 10 de outubro na região da Serra da Canastra pelos pesquisadores do Instituto Terra Brasilis.
Durante a campanha, foram capturados e anilhados dez indivíduos, dos quais dois foram marcados com rádios transmissores para posteriormente serem monitorados. Além disso, foram coletadas amostras de sangue para análise genética e realizados os procedimentos padrão, como pesagem, sexagem e avaliação das condições dos indivíduos.
“A campanha de captura e marcação é realizada anualmente, desde 2008, pelo Terra Brasilis, o que tem possibilitado o acúmulo de dados sobre a biologia do pato-mergulhão, contribuindo também com os estudos de genética que são essenciais para traçar estratégias para a conservação da espécie”, explica Lívia Lins, coordenadora do Programa Pato-mergulhão.

Instituto Terra Brasilis participa de eventos promovidos pelo ICMBio

chapada boletim

Como parte da atuação do Instituto Terra Brasilis junto às políticas públicas na conservação da espécie, entre os dias 13 e 17 de abril, a equipe do Programa Pato-mergulhão, do Instituto Terra Brasilis, participou de dois eventos organizados pelo CEMAVE/ICMBio: a segunda reunião sobre o Programa de Cativeiro do Pato-mergulhão e a Oficina anual de monitoria do PAN Pato-mergulhão. Os eventos contaram com a presença da coordenadora Lívia Lins e da bióloga Flávia Ribeiro, do Instituto Terra Brasilis, além de pesquisadores de outras instituições envolvidos com a conservação do pato-mergulhão.

A reunião sobre o Programa de Cativeiro do Pato-mergulhão aconteceu em Brasília, no dia 13 de abril e, de acordo com a coordenadora do projeto Pato Aqui, Água Acolá, Lívia Lins, um dos principais objetivos foi a discussão sobre os protocolos do Programa de Cativeiro, que visa  o revigoramento da espécie. “Foi reafirmada a importância de se investir esforços na consolidação do programa de cativeiro como uma importante ferramenta para a conservação do pato-mergulhão”, comentou Lívia.

Em seguida, entre os dias 14 e 17 de abril, foi realizada  a Oficina anual de monitoria do Plano de Ação Nacional para a Conservação do Pato-mergulhão (PAN Pato-mergulhão), que aconteceu no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros/Alto Paraíso de Goiás. Durante a oficina, foi feita a monitoria e readequação das ações do PAN, além de analisadas metas e indicadores desta avaliação do meio termo do plano.

Os Planos de Ação Nacionais para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – PAN são instrumentos de gestão que tem como um dos objetivos a troca de experiências entre os atores envolvidos, reunindo e potencializando esforços na conservação das espécies ameaçadas. 

Fotografia: Vista da Chapada do Veadeiros/GO

 

      


INSTITUTO TERRA BRASILIS
Rua Bueno Brandão, 405 - Bairro Santa Tereza - 31010-060
Belo Horizonte - MG TELEFAX: (55 31) 3225-0414 - contato@terrabrasilis.org.br

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.