camiseta

PROJETO PATO AQUI, ÁGUA ACOLÁ

A Petrobras e o Instituto Terra Brasilis são aliados em prol da conservação do pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) na região da Serra da Canastra. Com o patrocínio da Petrobras, o Terra Brasilis desenvolveu o Projeto Pato Aqui, Agua Acolá fase 1 e fase 2, que contribuíram para a conservação da espécie por meio de ações de pesquisa biológica, educação e comunicação, e adequação ambiental de propriedades rurais. 

O pato-mergulhão é considerado uma das dez aves aquáticas mais ameaçadas de extinção no mundo. A sua população global está estimada em menos de 250 indivíduos. A região da Serra da Canastra abriga a maior e melhor conhecida população dessa espécie.

O pato-mergulhão vive em rios e córregos de águas claras e não poluídas, com corredeiras e vegetação em suas margens. Como é muito exigente quanto à boa qualidade do ambiente em que vive, é considerado um indicador da qualidade ambiental. A poluição das águas, o barramento dos rios, a retirada da vegetação ciliar e o consequente assoreamento dos cursos d’água alteram o ambiente do qual o pato-mergulhão depende, comprometendo sua sobrevivência, o  que pode fazer com que ele desapareça para sempre. 

O Projeto Pato Aqui, Água Acolá tem como objetivo o estudo do pato-mergulhão visando promover sua conservação através de pesquisa e incentivo à proteção do seu habitat, a partir do envolvimento da comunidade na região da Serra da Canastra, Minas Gerais.

O Instituto Terra Brasilis desenvolve inúmeras ações para garantir a conservação da espécie na região, baseadas em três eixos principais:

• Pesquisa científica e monitoramento do pato-mergulhão - Com o objetivo de preencher lacunas importantes sobre a biologia da espécie, são realizadas pesquisas que possam subsidiar medidas de proteção e de manejo para a sua conservação. Também são realizadas pesquisas sobre a distribuição e áreas de ocorrência do pato-mergulhão, assim como estudos sobre aspectos comportamentais, biologia reprodutiva, territorialidade e dispersão dos filhotes, dentre outros.

• Sustentabilidade rural - A poluição e o assoreamento dos rios - quase sempre provenientes do manejo inadequado do solo e da utilização de práticas agropecuárias ambientalmente impactantes - são ameaças à sobrevivência do pato-mergulhão pela alteração de seu hábitat, as águas limpas e transparentes. Com o objetivo de minimizar as ameaças à sobrevivência da espécie, impactada diretamente pelo assoreamento de rios e pela poluição, são desenvolvidas ações que promovem melhores práticas de uso da terra pelo produtor rural.

Com o propósito de disseminar e divulgar estas práticas, o Projeto Pato Aqui, Água Acolá promoveu a adequação ambiental de uma propriedade rural produtora de queijo para se tornar um modelo replicável na região da Serra da Canastra, de acordo com a legislação ambiental vigente. Várias ações de adequação ambiental foram desenvolvidas na propriedade, como a instalação de biodigestor, fossa séptica, barraginhas para retenção de águas pluviais, cercamento de nascentes e áreas ciliares e plantio de espécies florestais na pastagem.

• Atividades de sensibilização, mobilização e educação ambiental - Por ser uma espécie carismática, o pato-mergulhão tem sido utilizado com grande sucesso como bandeira nas campanhas de sensibilização relacionadas à conservação da água. As ações, desenvolvidas para diversos públicos (escolar, produtores rurais e setor turístico), apresentam temas relacionados à manutenção do ecossistema, em especial sobre os recursos hídricos, fundamental para a sobrevivência do pato-mergulhão e para a melhoria da qualidade de vida da população em geral.

O Instituto Terra Brasilis atua também junto às políticas públicas, seja colaborando diretamente na elaboração e implementação do Plano de Ação para Conservação da Espécie (PAN Pato-mergulhão) ou na gestão junto aos tomadores de decisão, para fornecer informações sobre o status de conservação e as exigências ambientais da espécie, que devem ser consideradas como relevantes quando da implantação de empreendimentos impactantes na região de ocorrência do pato-mergulhão.

Como parte das ações desenvolvidas pelo projeto para atuação junto a políticas públicas, destaca-se a campanha Decisão Consciente, que busca sensibilizar empresários, políticos, conselhos de meio ambiente, bem como outros setores da economia, como o de Turismo, que de alguma forma possam participar ou desenvolver atividades que impactem o meio ambiente. A maior ameaça ao pato-mergulhão é proveniente da destruição de seu habitat, que são rios de águas limpas, com corredeiras e vegetação em suas margens, por isso é fundamental que estes tomadores de decisão, dos mais variadas setores, estejam bem informados quanto à espécie e as principais ameaças à sua conservação. A ação contou com palestras e reuniões, além da distribuição de materiais informativos, de um vídeo sobre o pato-mergulhão e ações que são desenvolvidas para sua conservação e um DVD com uma seleção das principais leis ambientais brasileiras.  



 

 

      


INSTITUTO TERRA BRASILIS
Rua Bueno Brandão, 405 - Bairro Santa Tereza - 31010-060
Belo Horizonte - MG TELEFAX: (55 31) 3225-0414 - contato@terrabrasilis.org.br

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.