stand interna

Instituto Terra Brasilis apresentou a sua Ecoteca Digital durante o VIII CBUC, em Curitiba

O Instituto Terra Brasilis participou do VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (VIII CBUC) e da V Mostra de Conservação da Natureza, da Fundação O Boticário, realizado em Curitiba (PR), de 21 a 25 de setembro de 2015.

Na V Mostra, instalou um estande da Ecoteca Digital, sua biblioteca virtual dedicada a temas ambientais. Uma oportunidade importante para apresentar para as pessoas que participaram do VIII CBUC, principalmente as que trabalham com temas ligados às unidades de conservação, a Ecoteca Digital como uma ferramenta de grande valia no desenvolvimento de seus trabalhos.

Durante todo o evento, cerca 500 pessoas visitaram o estande, sendo muitas delas, após conhecer a Ecoteca Digital, para disponibilizar gratuitamente suas obras para publicação. Segundo Sonia Carlos, coordenadora da Ecoteca Digital, “isso reforça a importância desta ferramenta como um instrumento de divulgação do acervo acadêmico que vem sendo gerado ao longo dos tempos, bem como da possibilidade de consulta, em um único espaço virtual, sem burocracia e gratuitamente, a temas diversos afetos às unidades de conservação”.

Sobre o VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, a presidente do Instituto Terra Brasilis, Sônia Rigueira, ressalta que o evento contou com interessantes discussões nos seminários e reuniões paralelas, com destaque para o seminário sobre proteção de terras privadas e o evento sobre mosaicos de unidades de conservação. “Infelizmente, duas importantes moções – a do reconhecimento e fortalecimento dos Mosaicos de Áreas Protegidas como instrumento de gestão integrada e participativa e a que pleiteava a criação do Parque Nacional de Alcatrazes - foram consideradas impertinentes pela Comissão de Moções do evento. Acredito que perdemos uma grande oportunidade”, comenta.